ricardo-cancela
RICARDO CANCELA

Entrepreneur | CVO | Board Advisor | Columnist | Speaker | Futurist | Expert in Innovation

GBDN - Global Business Development Network

ENTREPRENEURIAL MENTOR

A criação de uma empresa, seu desenvolvimento e consequentemente o seu sucesso são os maiores desafios dos empreendedores.

É natural para empreendedores ou mesmo empresários se confrontarem com decisões difíceis no seu dia a dia, ou mesmo situações que demandem experiência para encontrar soluções mais eficazes.

Nessas ocasiões, ter a orientação de um mentor empresarial para ajudar no aconselhamento profissional é uma das melhores alternativas que o setor corporativo vem buscando.

O papel deste profissional é prover ao empreendedor ou empresário uma assistência diferenciada, compartilhando seu conhecimento adquirido ao longo dos anos em seus negócios.

Este profissional também é um empresário com maturidade profissional, capaz de analisar outras empresas e aconselhar os proprietários sobre os pontos fortes e fracos da sua organização, por meio de sua trajetória e experiência.

O mentor empresarial é capacitado para dar o suporte necessário e encorajamento suficiente à outra pessoa para desenvolver suas habilidades, provendo base para um aprendizado contínuo na prática, de acordo com a própria vivência.

Diferente do profissional de coaching, a mentoria empresarial não tem um prazo estabelecido, e nem consiste em um treinamento ou metodologia. Ela é personalizada e pode durar o tempo necessário que o cliente estabelecer como não o suficiente para tomar decisões com autonomia e clareza.

O serviço pode ser realizado em qualquer fase do negócio e sua expansão ou em momentos mais críticos.

É importante também não confundir a mentoria com consultoria. O consultor é profissional que apresenta uma proposta específica para um projeto da empresa, como a criação de um novo serviço ou produto.

Já na mentoria empresarial, o empreendedor ou empresário discute periodicamente com o mentor sobre os melhores caminhos, seus desafios no negócio, formas de lidar com a concorrência, parcerias ou mesmo como desenvolver novos negócios, com um suporte mais abrangente, não apenas focado na empresa, mas também no sucesso do empreendedor.

No Brasil, o índice de empresas que fecham de modo precoce é grande em diversas áreas, chegando ao ponto de em cada 10, apenas 04 permanecerem abertas após 05 anos de existência, de acordo com o IBGE.

Temos certeza de que esses empreendedores teriam tido grande proveito do aconselhamento de um mentor empresarial, aumentando suas chances de sucesso, desenvolvimento e crescimento do seu negócio.